Hyundai e GM desenvolvem picape média na Argentina para 2028

Recentemente, a General Motors e o grupo Hyundai decidiram unir forças, e a parceria já está em ação. De acordo com informações de fornecedores que estão por dentro desse acordo, podemos esperar duas picapes bem interessantes saindo dessa jogada.
A primeira delas será uma picape média, que a Chevrolet vai fabricar, mas com o emblema da Hyundai na frente. Essa novidade vai entrar em um mercado feroz, competindo com modelos como a VW Amarok, Toyota Hilux e Ford Ranger. E há uma boa novidade: essa nova picape vai, mais tarde, dar origem à nova geração da S10, com previsão de lançamento em 2028.
Ainda não temos imagens claras do design, mas uma projeção feita com inteligência artificial já dá um gostinho do que virá por aí. Para quem gosta de picapes, isso é motivo de empolgação!
Agora, além dessa média, também há uma picape intermediária no projeto, com porte similar ao da Fiat Toro e Ford Maverick. Essa vai substituir a atual Chevrolet Montana, que não bombou nas vendas. Curiosamente, essa versão também terá a dedo da Hyundai. Eles vão cuidar do visual e de alguns equipamentos, além da estratégia de venda.
Fornecedores já comentaram que, embora as duas picapes compartilhem muita coisa, cada uma terá seus detalhes únicos, incluindo a carroceria e o interior, com botões e comandos diferentes inspirados em outros modelos das duas marcas.
Falando em produção, a picape média ficará a cargo da fábrica de São José dos Campos (SP), onde já são feitas a S10 e a Trailblazer. Até o momento, não estão pensando em um sucessor para o Trailblazer.
A picape intermediária, por sua vez, será feita em São Caetano do Sul (SP), enquanto a versão da Hyundai vai sair de Piracicaba (SP), onde estão os modelos HB20 e Creta. Essa versão deve ser lançada em 2029.
Do ponto de vista mecânico, a picape média pode trazer opções turbodiesel e até híbridas, enquanto a intermediária deve oferecer motores a gasolina e híbridos. Apesar de a GM ter enfrentado algumas críticas sobre seus motores com correia, a tendência é que eles optem pelos motores TGDI da Hyundai, que são bem vistos no mercado.
E tem mais: o trabalho conjunto entre a GM e a Hyundai não vai parar apenas nas picapes. Eles também estão desenvolvendo um SUV que deve suceder a Tracker e Creta, além de um hatchback baseado no novo HB20 — que já foi visto rodando por aí — e até uma van elétrica voltada para o mercado norte-americano.
O objetivo é que, com o portfólio completo, a parceria possa alcançar a marca de 800 mil veículos por ano. Isso é realmente ambicioso e parece que eles estão confiantes de que a união vai trazer economias significativas nos custos de produção.
Esses tipos de parcerias costumam lembrar iniciativas do passado, como a Autolatina entre Volkswagen e Ford. Apesar de algumas delas não terem dado tão certo, a combinação de esforços pode abrir muitas portas e fortalecer as duas empresas nos próximos anos.