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O fim do carro caro: governo baixa imposto e estes 13 modelos vão despencar

Depois de meses de espera e angústia com os preços dos carros nas alturas, o governo finalmente vai apertar o botão que todos esperavam. Um novo programa, batizado de “Carro Sustentável”, está prestes a ser lançado e promete trazer de volta a era do carro popular mais acessível, com um corte direto no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). A notícia é um alívio para quem sonha com um 0km na garagem.

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Contudo, não se engane: o presente não será para todos. O governo criou regras bem específicas, e apenas um grupo seleto de veículos, os verdadeiros “carros do povo”, será beneficiado.

Modelos com motor turbo e os cobiçados elétricos e híbridos, por serem importados, ficaram de fora da festa, o que gerou uma enorme polêmica.

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A medida, que está em fase final de elaboração, visa beneficiar os carros produzidos no Brasil, mais eficientes e, principalmente, mais baratos.

Mas afinal, quais são os carros que vão ficar mais baratos e quanto essa redução pode impactar no seu bolso? Preparamos a lista completa para você.

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As regras do jogo: quem ganha e quem perde

O programa “Carro Sustentável”, elaborado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), é diferente do incentivo anterior.

O foco agora é em carros que atendam a critérios rigorosos de sustentabilidade e, crucialmente, de motorização. Para ter o IPI reduzido, o carro precisa:

  • Ser produzido no Brasil.
  • Ter um motor 1.0 flex aspirado.
  • Ter potência abaixo de 90 cavalos.

Essa regra deixa de fora, automaticamente, todos os modelos 1.0 turbo (como as versões mais caras de Onix, HB20 e Polo), que geralmente passam dos 110 cv, e também todos os carros elétricos e híbridos, que atualmente são importados.

A decisão visa fortalecer a indústria nacional e o segmento de entrada.

A lista de ouro: os 13 carros que devem ficar mais baratos

Com base nas regras estabelecidas, 13 modelos em suas versões de entrada se encaixam perfeitamente nos critérios e devem ter seus preços reduzidos nas próximas semanas.

A alíquota atual de IPI para esses carros é de 7%, e qualquer redução será sentida diretamente no preço final.

Veja mais: Seu carro ‘esconde’ uma fortuna em peças velhas

Confira se o seu próximo carro está na lista:

  1. Chevrolet Onix (versões 1.0 MT e LT)
  2. Chevrolet Onix Plus (versões 1.0 MT e LT)
  3. Citroën Basalt (versão de entrada Feel)
  4. Citroën C3 (versões Live, Live Pack e Feel)
  5. Fiat Argo (versões 1.0 e Drive)
  6. Fiat Cronos (versão Drive 1.0)
  7. Fiat Mobi (versões Like e Trekking)
  8. Hyundai HB20 (versões Comfort e Limited)
  9. Hyundai HB20S (versões Comfort e Limited)
  10. Peugeot 208 (versões Active e Style)
  11. Renault Kwid (todas as versões)
  12. Volkswagen Polo (versões Track e Robust)
  13. Volkswagen Tera (versão MPI) – Nota: O nome correto do modelo da VW é Nivus ou T-Cross, “Tera” parece ser um erro de digitação na fonte original, mas incluído para fidelidade, sendo o Polo a base correta.

Veja mais: Carro na 11ª posição: desempenho abaixo do esperado

O que esperar no seu bolso?

O governo ainda não bateu o martelo sobre qual será o percentual exato da redução do IPI, mas a expectativa é que o programa entre em vigor até o final de 2026 e seja válido tanto para pessoas físicas (CPF) quanto jurídicas (CNPJ).

Se a redução for significativa, poderemos ver uma nova guerra de preços entre as montadoras, com descontos que podem chegar a alguns milhares de reais, aliviando o bolso do consumidor e reaquecendo o mercado dos compactos.

Fique de olho, pois as novidades devem ser anunciadas oficialmente a qualquer momento.

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Rodrigo Campos

Jornalista, pós-graduado em Comunicação e Semiótica, graduando em Letras. Já atuou como repórter, apresentador, editor e âncora em vários veículos de comunicação, além de trabalhar como redator e editor de conteúdo Web.

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