Cristianne Fridman retorna à Globo com nova novela vespertina

A autora Cristianne Fridman, conhecida por novelas como “Chamas da Vida” e “Topíssima”, está de volta à TV Globo com um novo projeto. Após vários anos trabalhando na Record TV, ela terá a oportunidade de estrear na nova faixa de novelas da tarde, que começará a ser exibida em 2026. Este é um espaço inédito na programação da emissora carioca, com a proposta de transformar a grade de programação vespertina.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
De acordo com informações da jornalista Carla Bittencourt, a nova produção de Fridman faz parte de uma estratégia da Globo para criar produções mais ágeis e menos pressionadas por audiência. Essas novelas estarão inspiradas em formatos internacionais, como os doramas coreanos, e terão capítulos mais curtos e tramas rápidas, mirando especialmente o público jovem, que é ativo nas redes sociais, como a geração TikTok.
Essa faixa de novelas será inaugurada por Walcyr Carrasco com “Vidas Paralelas” e deverá dar espaço também para outros autores renomados da televisão brasileira. Além de Fridman, nomes como Carlos Lombardi, Emanuel Jacobina, Tiago Santiago e Ana Maria Moretzsohn estão sendo considerados para trabalhar nesse novo formato que, embora comparado aos doramas, será chamado de “mini novelas”.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Recentemente, Fridman buscava uma oportunidade de retomar seu trabalho na Globo, onde começou sua carreira como colaboradora em produções como “Malhação” e “Coração de Estudante”. No final de 2022, após deixar a Record, ela apresentou uma sinopse sobre tráfico de drogas e milícias para o horário nobre da Globo, mas esse projeto não foi aprovado. Em 2023, uma nova proposta para o horário das 19h despertou interesse na emissora e, possivelmente, será adaptada para se encaixar no novo formato da faixa vespertina.
As “mini novelas” têm como características principais:
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
– Menor número de capítulos
– Tramas diretas e concisas
– Estilo visual moderno
– Maior apelo ao público jovem e a novos consumidores de ficção
Esse novo modelo, que se consolidou com o sucesso de “Verdades Secretas”, representa uma mudança na forma como a Globo pretende se relacionar com seu público, buscando novas linguagens e maneiras de fidelizar espectadores em diferentes horários.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE