Sexta, 01 de Dezembro de 2017 às 11:30
Emater resgata liderança dos grupos de mulheres rurais
Diversas atividades sociais foram realizadas durante o ano tendo o público feminino como foco
Por: Márcia Sarmento - marcia.sarmento@folhadonoroeste.com.br
Fotos - Divulgação

Com o objetivo de promover o desenvolvimento rural sustentável, a Emater/RS-Ascar realiza ações sociais, de forma gratuita, contribuindo para a melhoria das condições produtivas e econômicas das famílias e comunidades. Entre essas atividades está a promoção da segurança alimentar e nutricional, com foco no autossustento e na diversificação de cultivos. “Também abordamos a igualdade de gênero, raça, etnia, gerações e políticas públicas”, acrescenta a extensionista rural social do Escritório Municipal da Emater de Caiçara, Marlene Peroza Albarello.

No município de Caiçara, a Emater tem realiza um trabalho direcionado ao resgate dos grupos de mulheres rurais. Para isso promove reuniões de planejamento em diversas comunidades e, a partir disso, desenvolve as ações através de reuniões, palestras, cursos, excursões e encontro. Hoje são 16 grupos formados abrangendo 22 comunidades. “Para o próximo ano temos planejado abranger mais quatro comunidades, com apoio das líderes”, explica Marlene.

Essas atividades abrangem temas como segurança e soberania alimentar (produção de alimentos), cultivo de plantas bioativas, agricultura de base ecológica, produção de leite, artesanato, turismo rural, agroindústria, habilidades manuais, habitação, paisagismo e saneamento básico.

Em sua atuação, a Emater conta com parcerias com o Executivo Municipal, através das secretarias; Sicredi, por meio do Programa Sicredi Mulher; Creluz, Afubra, Cresol, Cotrifred, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Rádio Comunitária e imprensa.

Imagens
Comentários
Notícias Relacionadas
  • 30/11/2017 - 15:42
    Inicia a vindima no Médio Alto Uruguai
  • 28/09/2017 - 20:34
    FW sedia Seminário de Gestão e Liderança Cooperativa
  • 14/08/2017 - 16:57
    Boa Vista das Missões sedia Dia de Campo
Últimas Notícias
  • 15/12/2017 - 23:10
    Fréu Petiscaria inaugura em FW
  • 15/12/2017 - 19:42
    Prefeitos se reúnem para última reunião ordinária da Amzop no ...
  • 15/12/2017 - 18:55
    Cidade monitorada é a nova aposta para aumentar segurança