Sexta, 01 de Dezembro de 2017 às 11:11
Projetos preveem alterações no trânsito de FW
Entre as mudanças estão construção de elevada para pedestres, implantação de ciclovia e bicicletário público
Por: Márcia Sarmento - marcia.sarmento@folhadonoroeste.com.br
Fotos - Arquivo Folha e Márcia Sarmento

Desde o mês de agosto, o Departamento de Trânsito – subordinado à Secretaria de Coordenação e Planejamento – do município está sob a coordenação de Gabriel Lamonato. No período, o jovem, que cursa o 7º semestre de Engenharia Civil, participou de cursos e tem atuado no trabalho junto à administração municipal. Um dos projetos que será implantado pela prefeitura no setor é o do estacionamento rotativo pago, recentemente aprovado pela Câmara de Vereadores.

De acordo com Lamonato, já está em andamento licitação para a compra de 138 placas e da tinta azul necessária para a demarcação da área que vai receber o perímetro de rodízio. “Também foi criada uma comissão para outras questões, como o processo seletivo para contratação dos oito agentes que vão trabalhar no serviço, que será implantado, por seis meses, em caráter experimental”, explica.

Mais mudanças
Em constante expansão, o crescimento da cidade não foi acompanhando pela rotina e fluxo de trânsito. A administração municipal tem trabalhado em vários projetos que prometem revitalizar o circuito, a longo prazo, especialmente na área central. Um deles é a a retirada dos canteiros da Rua do Comércio, para padronização das calçadas – com 3,75m em cada lado –, e faixa técnica, que vai receber lixeiras adequadas e bancos, hoje inexistentes. Outra intenção é a construção de uma ciclovia, nas vias que permitirem tal acréscimo.

– Atualmente no município, a maior circulação é de veículos. Mas precisamos dar prioridade ao pedestre, diminuindo a poluição, estimulando a qualidade de vida e melhorando o fluxo do trânsito. E há recursos em outras esferas para isso –, acrescenta Lamonato, lembrando que um projeto está em formatação para que a prefeitura possa buscar esses valores.

A prefeitura pretende também, seguindo exemplo de centros maiores, implantar um bicicletário público. “Funciona da seguinte forma, a pessoa se cadastra na prefeitura, paga uma taxa, por exemplo, R$ 10 mensais e pode utilizar a bicicleta pública para os deslocamentos na cidade”, observa.

Ainda há a previsão de mudança de sentido de algumas vias, modificando o fluxo de trânsito nas áreas centrais, para desafogar os locais mais problemáticos; bem como a construção de uma elevada, para pedestres, na avenida Industrial. Outro ponto que poderá receber o dispositivo é a avenida João Muniz Reis, em frente à Igreja Assembleia de Deus, local de difícil travessia, em virtude da alta velocidade dos veículos.

– A faixa elevada só pode ser implantada em ruas que têm menos de 6% de declividade. Como o município tem relevo bem acidentado, a implantação ocorre em áreas específicas. E pelo custo, também se estuda a possibilidade de optar, nestes locais de maior velocidade, por um dispositivo que induza os motoristas a dirigirem-se a um local determinado, e obrigando a redução, já que por resolução de 2014, não podemos mais implantar quebra-molas com mais de 10cm de altura –, completa o chefe do Departamento de Trânsito.

Sobre a implantação de semáforos, Lamonato lembra que a legislação prevê a instalação apenas em pontos com determinado fluxo de veículos. “Isso se justifica na rodoviária e também na esquina da Caça e Pesca, porém, neste segundo local não consideramos ser adequado, em virtude do encontro de seis vias”, justifica. Já as rotatórias, vão permanecer. “O projeto das rotatórias foi bem elaborado e elas vão permanecer, com algumas mudanças, para melhorar o funcionamento, como a questão do sentido de algumas vias passar a ser único”, finaliza.

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