Sexta, 10 de Novembro de 2017 às 10:56
Região se prepara para dar início à colheita da uva
Somente em Ametista do Sul devem ser colhidas mais de 160 mil toneladas nesta safra
Por: Márcia Sarmento - marcia.sarmento@folhadonoroeste.com.br
Fotos - Márcia Sarmento - Eder Calegari

Desde 2011, a família Litcoski, de linha Alta, Ametista do Sul, trocou o plantio de soja pela viticultura. Hoje, são três hectares para cultivo das variedades Niágara Rosa, Isabel e Bordô, envolvendo não só o casal, como os dois filhos e as noras na atividade. O clima propício da região tem, cada vez mais, conquistado pequenos agricultores para dedicação à fruticultura, o que projeto a região do Médio Alto Uruguai no Estado no que se refere à produção de laranjas e, nesta época, da uva.

Com investimento inicial de cerca de R$ 40 mil para viabilizar o parreiral, os produtores comemoram o sucesso da aposta. Ao contrário do que ocorreu no ano passado, quando alguns problemas prejudicaram a produtividade das videiras, para esta safra, a projeção é colher entre 10 e 15 toneladas por hectare. “O sol ajuda para o grau brix da uva, o que favorece o seu consumo in natura, pois ela fica mais doce”, explica Lucas Litcoski.

Para a variedade Niágara Rosa, a família já se prepara para o início da colheita, daqui uns 15 dias. “Nesta época, nos revezamos com os vizinhos, e contamos com cerca de oito pessoas trabalhando nas parreiras para colher a uva. O produto é vendido para um empresário que comercializa em outras regiões do Estado, destinando ao consumo in natura”, detalha o agricultor.

Apesar de ainda não ter uma confirmação do valor de comercialização para este ano, a expectativa é boa. “No ano passado vendemos o quilo a R$ 3,50 e esperamos manter o preço”, projeta. Para 2018, a intenção da família é ampliar a área dedicada à uva e dar início ao pomar de laranja rubi.

Produção significativa
Em Ametista do Sul, 50 produtores se dedicam ao cultivo da uva, somando 160 hectares de videira. A produção, nesta safra, com final de colheita previsto para fevereiro – a serra gaúcha inicia a vindima no final de janeiro, o que favorece a inserção do produto do Médio Alto Uruguai no mercado –, deve alcançar 160 mil toneladas, de acordo com informações da extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Joceani Dal Cero.

Na região, entre os municípios de Alpestre, Ametista do Sul e Planalto, cerca de 500 famílias de agricultores se dedicam à atividade atualmente. O número tende a aumentar, já que as administrações municipais estão criando programas de incentivo aos produtores.

Abertura da colheita
O início da vindima na região será marcado pelo Seminário Regional da Fruticultura, no dia 30 de novembro, em linha Alta. A programação inicia às 9h, com palestras sobre nutrição de frutíferas, sanidade dessas plantas e rastreabilidade. De forma intercalada com as explanações, produtores que estão se destacando na atividade também terão espaço para deixarem seus depoimentos. Será servido almoço no local e os interessados precisam reservar as fichas nos escritórios da Emater/RS-Ascar.

À tarde, as atividades seguem às 13h, com interação nos Espaços Técnico e da Comercialização de Figo, Laranja e Uva. Às 14h30 será feito o deslocamento para a propriedade de José Ulisses Mezzaroba, também na linha Alta, onde, às 15h, inicia a solenidade de abertura oficial da colheita da uva, com pronunciamento de autoridades. Para encerrar, um café colonial será servido no local, às 16h.

A realização da Abertura Oficial da Colheita da Uva no Médio Alto Uruguai é da Emater/RS-Ascar, Coperametista, Agência de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai (ADMAU), programa Juntos Para Competir (iniciativa da Farsul, Senar/RS e Sebrae/RS) e prefeitura de Ametista do Sul. O apoio é da Creluz, Sicredi Alto Uruguai RS/SC, Sindicato Rural de Frederico Westphalen e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Ametista do Sul.

Imagens
Comentários
Notícias Relacionadas
  • 02/12/2016 - 07:54
    É tempo de vindima no Médio Alto Uruguai
  • 30/10/2017 - 12:50
    Segunda-feira de limpeza na rua Carlos Gomes
  • 26/10/2017 - 19:44
    Há risco de temporais para esta sexta-feira
Últimas Notícias
  • 19/11/2017 - 22:30
    Seminário Menor Nossa Senhora Medianeira realiza tradicional fest...
  • 19/11/2017 - 22:30
    Cerca de 50 kg de drogas foram apreendidas em Sarandi
  • 19/11/2017 - 22:00
    Veículo roubado é recuperado em posto de combustíveis em Seberi...