Quarta, 11 de Outubro de 2017 às 16:45
Palestra com a Jornalista Liz Feré
A jornalista franco-brasileira, Liz Feré, conversou sobre "Linguagens, Discursos e Relações de Poder" e trouxe um pouco de sua experiência no jornalismo internacional
Por: Marina Bonez
A jornalista conduziu a palestra falando sobre sua experiência no jornalismo internacional. FOTO - Marina Bonez

Na tarde de hoje, 11, a Jornalista franco-brasileira, Liz Feré, conversou com estudantes e demais presentes sobre o tema "Linguagens, Discursos e Relações de Poder", no Auditório da URI-Câmpus de Frederico Westphalen. A palestrante é Doutora em Ciências da Informação e da Comunicação, no Centro de Estudos sobre Mídias, Tecnologias e Internacionalização (CEMTI) e leciona na Universidade Paris VIII.

A Jornalista trouxe um pouco de sua experiência na área e como observa o cenário francês e o brasileiro e, na conversa com o público presente, destacou que “nós temos uma cultura americana muito forte aqui no Brasil”, destacando que isso pode ser percebido principalmente comparando os estereótipos brasileiros e franceses. Liz além de compartilhar algumas de suas experiências, direcionou, em alguns momentos, o bate-papo aos estudantes de Jornalismo presentes, partilhando, através de sua experiência pessoal e profissional, o poder que o jornalista tem de passar determinada imagem às pessoas do mundo todo. Segundo ela, “o jornalista é um organizador do discurso” e deve então, organizar a imagem de determinado lugar ou situação que deseja que passar ao público.

Os presentes ainda puderam ver exemplos de matérias feitas por Liz, e ao falar de uma reportagem sobre uma manifestação em Paris, a jornalista pode expor a sua ideia da construção de discurso e imagem, já que, segundo ela, a maioria das imagens mostrou apenas o conhecido cenário parisiense, de pessoas “chiques”, com estereótipos que as mídias geralmente nos passam, não mostrando que esse mesmo cenário também traz pessoas bronzeadas, assemelhando-se com os estereótipos brasileiros, por exemplo. Liz ainda ressaltou da importância do jornalista conhecer um público ou um cenário antes de falar sobre ele, conhecendo sua realidade.

O evento mostrou-se amplo para os interessados, por trazer não somente as palavras da jornalista, mas oportunizando o público de conhecer as experiências vividas por ela no Brasil e na França, fazendo com que seja possível uma melhor compreensão e reflexão sobre o tema abordado na palestra.

Comentários
Notícias Relacionadas
  • 13/12/2017 - 15:16
    Egresso da UFSM palestra nesta quarta-feira em Frederico Westphale...
  • 23/11/2017 - 19:06
    Sebrae promove palestra Mais Visão de Futuro
  • 24/10/2017 - 14:15
    “Um olhar além do produto” é tema do Fashion Trends em FW
Últimas Notícias
  • 15/12/2017 - 23:10
    Fréu Petiscaria inaugura em FW
  • 15/12/2017 - 19:42
    Prefeitos se reúnem para última reunião ordinária da Amzop no ...
  • 15/12/2017 - 18:55
    Cidade monitorada é a nova aposta para aumentar segurança