Sexta, 11 de Agosto de 2017 às 11:36
Alimentação saudável é a manutenção da vida
Para garantir que seu corpo e sua pele estejam perfeitos e saudáveis ao longo da vida, é importante estar atento ao cardápio
Por: Rafael Franceschet
Água é o melhor elixir anti-envelhecimento, a melhor fonte de colágeno precocemente

A desaceleração do metabolismo com o passar dos anos já é uma comprovação científica. Para impedir então que esse processo acarrete problemas de saúde, peso e cutâneos, é importante estar atenta ao cardápio. Cada período da vida exige alguns ajustes na dieta, que devem vir acompanhados de exercícios físicos e hábitos saudáveis, como não fumar e não ingerir bebidas alcóolicas em excesso.

Aos 20 anos
Seu corpo está pleno, na melhor fase de aparelhamento biológico. E enquanto tudo funciona ao seu favor, aproveite para fazer a agenda de prevenção de saúde e, assim, evitar prejuízos mais adiante. O primeiro passo é incluir no cardápio alimentos ricos em vitamina C (laranja, acerola, manga, limão e tangerina), nutriente capaz de proteger o sistema imunológico em uma fase marcada por excessos e também contribuir para a produção de colágeno. Aos 40, sua pele vai te agradecer.

Aos 30 anos
Quando o metabolismo começa a desacelerar é a hora de notar um acúmulo de gordurinha mais espontâneo. O processo é gradual e espontâneo. A partir dos 25 anos, a cada década, percebe-se uma redução de 2% na taxa de metabolismo basal, aquele que funciona em repouso. Por isso, é a hora de investir em alimentos estimulantes, conhecidos como termogênicos. Chás (verde, hibisco) com especiarias (canela, gengibre, pimenta), assim como óleo de coco e de cártamo, devem entrar para a dieta de maneira mais generosa.

Aos 40 anos
Nesta fase, o processo de envelhecimento começa a dar sinais mais aparentes. É quando o emagrecimento acontece de maneira mais lenta. Redobre, então, a atenção quanto aos carboidratos simples. Eles liberam muita insulina, hormônio que envelhece e aumenta o depósito de gordura corporal, especialmente na região interna da coxa, quadril, abdome. Para reduzir esse efeito, invista nos alimentos ‘low carb’ (100% integrais), com baixo índice glicêmico. Combine ainda alimentos ricos em vitamina B6 (fígado, banana, salmão, castanhas, espinafre), que estimula a serotonina, um aliado importante no controle da vontade de comer doce em momentos de ansiedade. Para estimular a produção de colágeno, que dá sustentação à pele, entram em cena alimentos ricos em aminoácidos, como iogurte, ovo e carne magra.

Aos 50 anos
Quando a pele perde o turgor, capacidade de voltar ao normal depois de alguma pressão, é sinal de que a hidratação natural do corpo diminuiu. Procure incluir na rotina sucos mixados, que levam tomate, beterraba, acerola e laranja – o famosos detox. Isso vai estimular o fortalecimento do sistema imunológico, a produção de colágeno e a pigmentação cutânea. Espere por uma pele mais rosada e bronzeada espontaneamente.

Aos 60 anos
Neste momento o foco é só um: combater a redução da massa magra e da massa óssea. Por isso, invista em alimentos ricos em cálcio, como leite e seus derivados. Brócolis e folhas escuras também merecem uma maior atenção. E, claro, priorize a oferta de carnes magras (brancas) para reverter o quadro de colesterol, que é alterado por conta da diminuição das taxas de estrogênio.

Em todas as idades
Água é o melhor elixir anti-envelhecimento, a melhor fonte de colágeno precocemente. O cálculo da quantidade ideal gira em torno de 20ml para cada quilo de peso. Isso significa que uma mulher com 60kg deve consumir pelo menos 3 litros de líquido ao dia. Deste montante, 50% deve ser exclusivamente de água pura, correspondente a 1,5 litro.

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