Segunda, 07 de Agosto de 2017 às 10:27
Programação do Frederico em Luz será apresentada até fim de agosto
Voluntários trabalham desde abril na confecção da ornamentação; toda a comunidade é convidada a colaborarrn
Por: Heloise Santi geral@folhadonoroeste.com.br
No momento grupo trabalha na triagem e recorte das garrafas pets - Heloise Santi

A fábrica do Papai Noel já está a todo o vapor no parque de exposições Monsenhor Vitor Batistella, em Frederico Westphalen. Todas as segundas e terças, a partir das 18 horas, voluntários se reúnem para a fabricação dos enfeites, que nesta edição serão prioritariamente de produtos reciclados.

– Com as garrafas pets brancas, vamos fazer os candelabros para toda a Arthur Milani e a rua do Comércio; já com os verdes, faremos os pinheiros e guirlandas. Os CDs e DVDs vamos utilizar para a ornamentação das árvores, por isso reforçamos que ainda é preciso muitos pets, muitos CDs e DVDs e muita mão de obra para conseguir dar conta, até dezembro, de tudo o que precisamos fazer –, comentou a coordenadora cultural da Secretaria de Educação e Cultura (Smec), Elisete Toledo.

A previsão dos organizadores do Frederico em Luz é de apresentar à comunidade já no fim de agosto a programação completa do evento. “Nossa ideia é iniciar as atividades do Frederico em Luz já no fim de novembro, com um mês inteiro de programação, artistas locais e nacionais, movimentando o comércio e proporcionando a população um verdadeiro espetáculo”, salientou o prefeito José Alberto Panosso.

A primeira-dama, Sirlei Panosso, que auxilia no trabalho de confecção da ornamentação, salienta que a opção pelo material reciclável é uma solicitação da população que queria ver novamente os candelabros nas ruas da cidade e também por uma questão de economia e incentivo a preservação do meio ambiente por meio da reciclagem. “Foi feito uma triagem de todo o material dos natais anteriores, tudo o que tem condições foi separado e será reaproveitado. Neste clima, também decidimos utilizar matérias recicláveis para a confecção do restante da ornamentação”, ponderou.

Além do trabalho no parque, também já começaram as oficinas no Projeto educação Arte e Cidadania da Escola Maria Falcon, onde as mãos habilidosas dos estudantes estão fabricando algumas peças da ornamentação. “Já temos muitos voluntários, mas ainda precisamos de mais gente. É uma preocupação que a gente tem de conseguir deixar tudo pronto para o Natal. A fabricação dos candelabros, principalmente, é muito minuciosa, por isso convocamos a todos que puderem e quiserem para colaborar e nos ajudar nessa fabricação da ornamentação”, salientou Sirlei.

As doações
Existem pontos de coleta de pets e CDs e DVDs em todas as unidades de saúde, na Prefeitura, Biblioteca Pública, Câmara de Vereadores e Smec.

Voluntários
Os voluntários podem ir até o pavilhão quatro, no parque de exposições, sempre nas segundas e terças. Mais informações pelo telefone (55) 3744-5017.

Comentários
Notícias Relacionadas
  • 08/12/2017 - 23:16
    Espetáculo Árvore Cantante é apresentado em FW
  • 06/12/2017 - 13:12
    Sexta tem apresentação da Grande Árvore de Natal!
  • 05/12/2017 - 22:09
    Centro 25 de Julho traz a cultura alemã para a programação nata...
Últimas Notícias
  • 15/12/2017 - 23:10
    Fréu Petiscaria inaugura em FW
  • 15/12/2017 - 19:42
    Prefeitos se reúnem para última reunião ordinária da Amzop no ...
  • 15/12/2017 - 18:55
    Cidade monitorada é a nova aposta para aumentar segurança