Quarta, 14 de Junho de 2017 às 20:41
De Planalto para a China
Produtor de bambu está no país asiático a convite do Ministério da Tecnologia
Por: Eder Calegari (eder.calegari@folhadonoroeste.com.br)
Fotos - Arquivo Pessoal e Marcia Sarmento/Arquivo

Há cerca de 15 anos o artista plástico, ecodesigner, produtor e especialista na cadeia produtiva de bambu, Carlos Ciprandi, vem trabalhando com a planta no município de Planalto. Na semana passada, ele embarcou para uma viagem de conhecimento e busca por novas técnicas e utilização desta que já é considerada a madeira do futuro.

Assista a reportagem feita em Planalto (2016)

Ciprandi está na China participando de uma capacitação sobre o bambu. Ele viajou a convite do Ministério da Tecnologia daquele país. Além da filosofia em torno da planta, os asiáticos são conhecidos por utilizar a gramínea em praticamente tudo. Moveis, painéis, pisos, utensílios de cozinha e alimentação são alguns exemplos.

Conforme Ciprandi, ele deve permanecer na China pelos próximos dois meses. “Também vim buscar apoio de investidores chineses para a produção local em Planalto. Visitaremos empresas, universidades e produtores”, destacou. Na missão que envolve 15 países, participam 35 pessoas ligadas ao cultivo ou fabricação de peças a partir do bambu. Mais do que histórias, quando retornar, trará conhecimento necessário para expandir os projetos na região.

Utilização

A experiência em Planalto revelou algumas frentes de trabalho, que permitem rentabilidade para o agricultor e também para quem vai industrializar o material. Entre os usos de mais fácil adaptação estão, no caso do colmo, como substituto da madeira, para a construção, móveis e utensílios domésticos. O broto é ótimo para a alimentação humana, consumido em conserva, patê, farinha e outros alimentos, enquanto as folhas têm finalidade medicinal, podendo ser aproveitadas na forma de chá ou então servir como alimento para o gado. O bambu também serve para recuperar o solo de áreas degradas.

*Confira a matéria na edição impressa desta sexta-feira, 16.

Imagens
Comentários
Notícias Relacionadas
  • 16/09/2016 - 08:59
    Curso abordou as potencialidades do bambu
  • 19/08/2016 - 10:48
    Bambu, para que te quero
  • 13/02/2015 - 11:17
    Com faro de gol
Últimas Notícias
  • 19/10/2017 - 11:56
    Martírio dos trabalhadores rurais
  • 19/10/2017 - 08:12
    Temporal atinge Palmeira das Missões
  • 18/10/2017 - 18:00
    Verão radiante