1º de Abril!
Sexta, 01 de Abril de 2016

Pesquisando sobre o tema, achamos várias explicações para o dia 1º de abril ter se transformado no Dia da Mentira (ou dia dos bobos). Ao estudar o assunto, verificamos que a maioria aponta que a brincadeira teria surgido na França no século 16. O motivo seria que o ano novo era comemorado no dia 25 de março, findando as festividades no dia 1º de Abril. Porém, em 1564, o rei Carlos IX da França passou a adotar o calendário gregoriano e deu ordens para que o ano novo fosse comemorado no dia 1º de janeiro. Então muitos passaram a ridicularizar o dia 1º de Abril, sendo que passaram a enviar presentes extravagantes e convites para festas que não existiriam.

Pesquisando na Internet também encontramos outros que defendem que o dia da mentira seria em decorrência da natureza, pois costuma enganar a todos na virada de março, eis que surgem mudanças climáticas repentinas. Onde fariam todos de bobos.

No Brasil, o periódico “A Mentira”, em 1º de Abril de 1848, divulgou para “entrar” na brincadeira, que D.Pedro havia falecido, noticia só desmentida no dia seguinte.

Brincadeiras a parte, mas me criei nessa brincadeira, onde sempre ligava ou brincava com as pessoas, repassando notícias falsas para concretizar o dia da mentira.

Lembro-me também que meu grande amigo e médico Walter Ardengui disse que a cesárea de minha esposa, que estava marcada para o dia 5 de Abril de 2010 (segunda feira) seria antecipada para a Quinta-feira Santa, na época.

Mas a quinta-feira em questão era 1º de Abril! Então eu disse: - se você vai antecipar para dia 1º, por favor, antecipe mais um dia. Ele aceitou e minha filha nasceu no dia 31 de março.

1º de abril! Dia dos bobos? Dia da mentira? Podemos aproveitar os dias de hoje e brincar com tudo o que anda acontecendo por aí. Será?

Essa história de presentes extravagantes e convites para festas que não acontecem é parecido. Posse de Ministro que existe e festa que não existe. Ano que começa depois do Carnaval. Tudo meio parecido.

Poderíamos inventar o Dia da Verdade. É tanta mentira que o dia dos bobos já não tem mais graça. Já não há um dia específico. Dia dos bobos é todo dia. Igual quando a gente diz que dia da mulher é todo dia, dias das mães... Dia dos bobos é todo dia... Acabou com 1º de abril.

Bem! Independente do dia da mentira ou dia da verdade, quero informar que por motivos funcionais, ficarei afastado desta coluna por seis meses? NÃO É PRIMEIRO DE ABRIL, nem dia da mentira. É VERDADE! Abraço a todos!

Até semana... daqui a SEIS MESES!
 

Comentários