Água potável
Sexta, 02 de Junho de 2017

"Água é um recurso natural e um bem público fundamental para a vida e para a saúde. O direito do homem à água é indispensável para se levar uma vida saudável, com dignidade humana. É um pré-requisito para a concretização de outros direitos humanos". Comitê das Nações Unidas para os Direitos Econômicos e Sociais, 2002.
"A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, povo, nação, região, cidade e cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos", Declaração Universal dos Direitos da Água).

De acordo com a Organização das Nações Unidas, no último meio século, a disponibilidade de água por ser humano diminuiu 60%, enquanto que a população aumentou 50%.

Com as três afirmações acima que mostram a importância da água que consumimos, iniciamos uma reflexão sobre a água potável.

Nosso planeta Terra deveria ser mais adequadamente chamado de planeta Água, pois esta cobre 3/4 parte do globo terrestre. Com tanta água, qual o motivo da preocupação dos organismos internacionais? Na verdade de toda a água existente na terra, 97% é constituída por água salgada, imprópria para o consumo humano. A água doce, nome usado para diferenciar da primeira, uma vez que ela é insípida, constitui apenas 3% do total.

Destes 3%, 77% são geleiras e glaciares, e 22% águas subterrâneas e infiltrada no solo, restando apenas 0,03% das águas na superfície, sob a forma de vapores, lagos, rios e águas no solo. A preocupação é maior quando sabemos que 50% dos lagos e rios do mundo estão contaminados pelo homem. 

Comentários