Viva a Feira
Sexta, 29 de Setembro de 2017

Olá, amigos da leitura, da literatura, da informação, do conhecimento e da sabedoria! Esta semana temos a obrigação de falar da 35ª Feira do Livro que acontece em Frederico Westphalen! Não só falar da feira, mas do mundo que se revela mais agradavelmente através da poesia, das histórias, romances, lições e interpretações artísticas e culturais, numa semana de intensa movimentação.

Ler bons livros e estar em companhia de bons amigos é uma terapia infalível para quem busca a felicidade. Uma ótima dica para o bem viver.

A leitura é uma conversa particular, um relacionamento íntimo com o escritor, por assim dizer. Nesta conversa ficamos receptivos e atentos, exercitando nossa preciosa habilidade de “ouvir”. Não é um diálogo propriamente dito, pois apenas o autor da obra é que nos “fala”. Daí a importância de lermos bons livros, ou seja, “escutarmos” aos bons escritores, mestres pensadores.

Já a companhia de bons amigos se trata de outro tipo de conversa. Podemos interagir, falar, expressar de forma imediata nossos pensamentos, questionamentos e opiniões. Podemos ser o próprio interlocutor e exercitar a nossa preciosa habilidade de comunicar.

Para ler um livro, geralmente nos isolamos a fim de poder acompanhar a riqueza expressa nas palavras textuais sem perder nenhum detalhe, nenhum pensamento do escritor. Adquirimos o livro e o levamos para casa, para o nosso canto sagrado, ou então vamos até uma biblioteca, a um bosque, na sombra de uma árvore para escapar do sol escaldante do verão.

Para ter a companhia de bons amigos, muitas vezes vamos para fora de casa, encontramo-los em festas, eventos sociais, no próprio ambiente de trabalho e por aí vai. É claro que também podemos ter a presença de nossos amigos em nossos lares, embaixo de uma árvore (para escapar do sol escaldante do verão), mas o sentimento não é de isolamento, e sim de sociabilidade.

A Feira do Livro é tudo o que tem por trás desta maravilhosa trama terapêutica. É o local onde podemos buscar mais felicidade para as nossas vidas. Local onde se reúnem os leitores e escritores, pessoas que querem ser felizes e buscam a verdadeira amizade. Procurar bons livros e bons amigos na Feira do Livro é uma aventura espetacular!

Vamos todos para a Feira do Livro de Frederico Westphalen nestes dias 4, 5 e 6 de outubro de 2017! Vamos nos aventurar, dar um tempo para sermos felizes!

Nós, da Associação Cultural Atena, estaremos lá com nossa amigável tenda literária, esperando por você!

Comentários